1 capa

Conheça quais são os cursos e as faculdades mais disputados do Brasil

Saiba quais formações mais receberam matrículas e quais instituições de ensino tiveram mais inscrições no Sisu 2018

12 de Abril, 11:31

Compartilhar

Iniciou agora seu processo de decisões do vestibular e ainda não sabe qual curso escolher ou em qual faculdade estudar? Confira quais foram as faculdades mais escolhidas por quem fez o Enem de 2017 e quais cursos foram os mais disputados.

Essa informação pode ser valiosa, tanto para conhecer as instituições de ensino mais estimadas e também para avaliar o nível de concorrência dos cursos que você tem em mente, se preparando da melhor forma possível a entrada na universidade.

Faculdades mais procuradas

O site Blog do ENEM fez, no mês de janeiro, um compilado apresentando quais faculdades tiveram o maior números de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa pelo qual o estudante insere sua nota do Enem em um cadastro e concorre à uma vaga nos cursos desejados em faculdades federais. 

Na lista, a faculdade que mais teve interessados foi a UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais. A instituição recebeu 171.825 inscrições no sistema. Em segundo lugar ficou a UFPE, a Federal de Pernambuco, que contou com 144.211 inscritos. A UFC, Universidade Federal do Ceará teve 140.849 interessados. Em seguida esteve a UFMA, do Maranhão, com 131.859 inscritos. A UFG, de Goiás, ocupou a quinta posição entre as mais desejadas, com 130.077 inscritos.

A sexta universidade mais procurada foi a UFBA, Universidade Federal da Bahia. A UFRJ, do Rio de Janeiro ficou em sétimo, seguida da federal da Paraíba, UFPB. Em nono esteve a UFF, Universidade Federal Fluminense, e, em décimo o IFSP, Instituto Federal de São Paulo.

Cursos mais disputados

No mês de março, o Guia do Estudante também fez uma lista, essa mostrando quais cursos foram os mais procurados por quem fez o Enem do ano passado. A lista foi feita com base no número de matrículas e não por inscrições, por isso não se assuste se não encontrar um curso que é considerado muito concorrido, como medicina: medicina não ficou entre os mais disputados em número, o curso tem essa fama não pelas inscrições, mas sim pela dificuldade já que exige uma nota de corte bem alta.

O curso mais disputado no Sisu deste ano foi Direito, que teve 862,3 mil matrículas. Em segundo ficou Administração, com 711 mil matrículas, seguido de Pedagogia com 679,3 mil matrículas. Engenharia Civil foi a engenharia com mais matrículas, alcançando o número total de 360,4 mil. Em quinto ficou Ciências Contábeis, com 355,4 mil matrículas.

Enfermagem também teve seu lugar no top 10, ficando em sexto lugar e apresentando 273, 4 mil matrículas. Psicologia entrou em sétimo, com 235,6 mil e o curso de Educação Física com graduação de licenciatura ficou em oitavo, com o total de 185,5 mil inscrições aprovadas. Nas últimas posições ficaram Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção, com 167,3 mil e 165,7 mil matrículas, respectivamente.

 


 

Voltar para o Blog