Área de Atendimento

Abaixo você encontra as perguntas e respostas que provavelmente podem ter surgido na sua cabeça. Mas caso não encontre, logo aqui abaixo tem um link para você abrir um chamado para te respondermos personalizadamente. Nosso único canal de atendimento é este.

Todas as dúvidas e questões devem ser encaminhadas para o SAC, clicando aqui.

DÚVIDAS GERAIS

Podem solicitar a Carteira de Estudante, para obter o desconto estudantil em ingressos, quaisquer estudantes brasileiros matriculados em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC nas modalidades de ensino previstas em lei:

  • Educação básica formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
  • Educação superior composta por graduação, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e extensão universitária.

O ID Estudantil foi um aplicativo criado pelo Ministério da Educação para conceder o benefício da meia-entrada gratuitamente para estudantes de todo o Brasil. O documento emitido pelo Governo Federal tinha validade devido a edição de uma medida provisória, que perdeu a validade no dia 16 de fevereiro de 2020. A Identificação do Estudante, ou ID do estudante era equivalente a Carteira de Identificação Estudantil que nos emitimos, criada pela lei de 2013.

Apenas alunos de instituições estudantis reconhecidas pelo Ministério da Educação Brasileiro podem ter direito à meia entrada. Por isso, comprovantes de matrícula de cursos técnicos-profissionalizantes de instituições não certificadas pelo MEC não serão aceitos.

Infelizmente não, alunos de cursos de idiomas não têm direito aos benefícios da lei da meia entrada.

Para fazer a carteirinha é muito simples!

Você precisa estar matriculado em alguma instituição de ensino reconhecido pelo MEC, estando dentro desse pré-requisito, entre no nosso site estudante.org.br e siga o passo a passo. O processo de solicitação da sua CIE é dividido em 5 etapas:

  1. 1. Início do pedido: nesta etapa, serão solicitados alguns dados iniciais como nome e instituição de ensino;
  2. 2. Pagamento: Após o preenchimento dos dados básicos, você poderá escolher a forma de pagamento, que pode ser por boleto bancário ou cartão de crédito;
  3. 3. Envio dos documentos: Assim que o pagamento é confirmado, enviaremos um email para que você termine a sua solicitação enviando seu comprovante de matrícula, sua foto e seu documento de identidade para aprovação; (CONFIRA AQUI COMO DEVE SER SEU COMPROVANTE DE MATRÍCULA)
  4. 4. Produção: Depois que seu pedido for aprovado, ele será enviado para a produção e ficará pronto para envio em até dois dias úteis;
  5. 5. O envio: Assim que produzida, sua CIE será entregue aos Correios para que possam realizar a entrega. O prazo de entrega dos Correios é de 20 dias úteis após a postagem.

A foto da sua carteirinha deve:

  • Ser tirada de frente e em um fundo neutro;
  • Ter o rosto totalmente evidente e requisitante deve olhar diretamente para a câmera;
  • Ter boa iluminação;
  • Olhos abertos e visíveis;
  • Caso use óculos, as lentes não podem refletir a luz ambiente ou da câmera;

Não serão aceitas:

  • Fotos com óculos escuro;
  • Sem camisa;
  • Com chapéus, bonés e afins;
  • Em preto e branco.

ATENÇÃO: Ao enviar a foto, o círculo indicado serve como pré visualização de como ficará na sua carteirinha.

Caso sua instituição não forneça, ou cobre para fornecer o comprovante de matrícula, você pode enviar também um boleto bancário da mensalidade ou uma nota fiscal dos serviços prestados. ATENÇÃO:

  • O boleto da mensalidade deve obrigatoriamente estar acompanhado do comprovante de pagamento (físico ou virtual) referente ao mesmo.
  • O boleto e a nota fiscal devem conter o nome do aluno/solicitante da carteirinha e deve estar atualizado, ou seja, com a data referente ao semestre atual.

VERSÃO DIGITAL

Para que você consiga acessar a versão mobile (digital) da sua nova Carteirinha de Estudante, antes é necessário possuir instalado em seu aparelho de smartphone o aplicativo WalletPasses App (para Android) ou o Wallet App (para iOS).

No iPhone o Wallet App já vem instalado de fábrica, porém o WalletPasses App para Android precisa ser baixado no Google Play Store e instalado no aparelho manualmente. Para isso siga o passo a passo:

  1. Clique no botão de MENU para ter acessos a todos os aplicativos instalado no aparelho. Encontre o ícone da PLAY STORE e clique nele.
  2. Escreva na barra de busca a o nome do aplicativo “walletpasses” e clique no ícone da LUPA para buscar.
  3. Clique na opção correspondente ao app WalletPasses | Passbook Wallet, em seguida, clique em INSTALAR.
  4. Após concluir a instalação do app em seu smartphone, volte ao e-mail que você recebeu da Estudante.org.br e clique no link “BAIXAR A CARTEIRINHA DIGITAL”.

A carteirinha digital é enviada para seu e-mail de cadastro em até 48 horas úteis após a aprovação do pedido. Verifique sua caixa de spam, pode ser que o e-mail tenha ido para lá.

Sempre que você renovar a sua Carteirinha de Estudante, ou que houver alguma atualização no documento, será necessário baixar uma nova versão atualizada para que a versão digital continue sendo reconhecida nos estabelecimentos. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo WalletPass (Android) e visualize a sua Carteirinha de Estudante.
  2. Clique no ícone “i” para acessar suas informações.
  3. Em seguida, clique em “APAGAR”.

Pronto, essa versão foi excluída! Agora você precisa baixar a versão atualizada. Faça o seguinte:

  1. Acesse o último e-mail que você recebeu da Estudante.org.br na sua caixa de e-mails e clique no link “BAIXAR A CARTEIRINHA DIGITAL”.
  2. Aguarde enquanto o processamento do novo arquivo. Em seguida o aplicativo WalletPass (Android) irá abrir automaticamente exibindo a nova versão da sua Carteira de Estudante versão mobile (digital).

Para que você consiga acessar a versão mobile (digital) da sua nova Carteira de Estudante, antes é necessário possuir instalado em seu aparelho de smartphone o aplicativo o Wallet App.

No iPhone, o Wallet App já vem instalado de fábrica, então para abrir a sua versão digital da carteirinha é só acessar o e-mail que você recebeu e clIcar em "BAIXAR A CARTEIRINHA DIGITAL".

Atenção: A carteirinha digital é enviada para seu email de cadastro em até 48 horas úteis após a aprovação do pedido. Verifique sua caixa de spam, por pode ser que o email tenha ido para lá.

ENTREGA E LOGÍSTICA

A entrega das carteirinhas de estudante é feita pelos Correios, e por isso, o prazo aproximado de entrega é de 20 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil após a postagem da carteirinha. Enquanto a versão física do seu documento não chega, a Dalos disponibiliza para sua comodidade, uma versão digital que é enviada por e-mail na data da aprovação do pedido. Ela é válida da mesma forma que a física, e deve ser visualizada através dos aplicativos Wallet Passes (Android) ou Apple Wallet (iOS).

As duas modalidades de entrega são feitas pelos Correios e ambas têm o prazo de entrega de 20 dias úteis. A grande diferença é que a entrega por Carta Registrada tem um código de rastreio do qual você pode acompanhar a sua entrega, já entrega por Carta Simples não tem código de rastreio.

A entrega das carteirinhas é feita pelos Correios, e por isso, a expectativa de entrega é de 20 dias úteis contados a partir da data de aprovação do pedido.

Enquanto a versão física do seu documento não chega, a Dalos disponibiliza para sua comodidade, uma versão digital que é enviada por e-mail na data da aprovação do pedido. Ela é válida da mesma forma que a física, e deve ser visualizada através dos aplicativos Wallet Passes (Android) ou Apple Wallet (iOS).

As carteirinhas são enviadas na modalidade Carta Comercial, e por isso não possuem código de rastreio.

Caso você tenha pedido com carta registrada, podemos garantir o envio e em caso de extravio, enviamos outra sem custo.

A entrega é feita via carta comercial pelos Correios, sendo o prazo de 20 dias úteis após a postagem dado pela empresa.

Neste caso, entre em contato com uma agência dos Correios, pois pode ser que sua carteirinha esteja em alguma unidade da empresa.

Caso tenha tido algum problema no recebimento da carta como endereço errado ou até mesmo recusa de recebimento, o Correio irá devolvê-la para nós e entraremos em contato com você para confirmar o endereço e enviá-la novamente.

DÚVIDAS SOBRE O PEDIDO

Para fazer a carteira de estudante online é muito simples!

Você precisa estar matriculado em alguma instituição de ensino reconhecido pelo MEC, estando dentro desse pré-requisito, entre no nosso site estudante.org.br e siga o passo a passo. O processo de solicitação é feito por você estudante online, de forma simples e rápida. Confira a seguir os 5 passos:

  1. Início do pedido: nesta etapa, serão solicitados alguns dados iniciais como nome e instituição de ensino;
  2. Pagamento: Após o preenchimento dos dados básicos, você poderá escolher a forma de pagamento, que pode ser por boleto bancário ou cartão de crédito;
  3. Envio dos documentos: Assim que o pagamento é confirmado, enviaremos um e-mail para que você termine a sua solicitação enviando seu comprovante de matrícula, sua foto e seu documento de identidade para aprovação;
  4. Produção: Depois que seu pedido for aprovado, ele será enviado para a produção e ficará pronto para envio em até dois dias úteis;
  5. O envio: Assim que produzida, sua CIE será entregue aos Correios para que possam realizar a entrega. O prazo de entrega dos Correios é de 20 dias úteis após a postagem.

Seu cartão estudantil chegou? Agora é só aproveitar os benefícios de ter seu cadastro estudante. Apresente sua Carteira identificação Estudantil na hora da compra de seu ingresso e/ou na entrada do evento e divirta-se!

Primeiramente, procure o nome da sua instituição sem o polo, ou campus.

Exemplo: Se sua instituição de ensino for a Estácio Pedra Azul, você pode selecionar apenas “Estácio” ou “Centro Universitário Estácio”.

Se mesmo assim a sua instituição não aparecer, clique aqui e mande um recado pra gente avisando qual a sua instituição de ensino. Assim que sua instituição for cadastrada, enviaremos um e-mail para que você possa prosseguir com o pedido.

  • Foto
  • Documento de Identidade do estudante (RG, CPF, CNH)
  • Comprovante de matrícula válido e atualizado

*Lembre-se de enviar todos os arquivos no formato JPG, JPEG ou PNG.

O comprovante de matrícula deve ter os seguintes elementos:

  • Estar atualizado, sendo referente ao presente semestre;
  • Ter o nome do aluno/solicitante da carteirinha;
  • Estar assinado ou carimbado pela sua instituição de ensino. Pode ser assinatura virtual também.

Caso sua instituição não forneça, ou cobre para fornecer o comprovante de matrícula, você pode enviar também um boleto bancário da mensalidade ou uma nota fiscal dos serviços prestados. ATENÇÃO:

  • O boleto da mensalidade deve obrigatoriamente estar acompanhado do comprovante de pagamento (físico ou virtual) referente ao mesmo.
  • O boleto e a nota fiscal devem conter o nome do aluno/solicitante da carteirinha e deve estar atualizado, ou seja, com a data referente ao semestre atual.

A foto da sua carteirinha deve:

  • Ser tirada de frente e em um fundo neutro;
  • Ter o rosto totalmente evidente e requisitante deve olhar diretamente para a câmera;
  • Ter boa iluminação;
  • Olhos abertos e visíveis;
  • Caso use óculos, as lentes não podem refletir a luz ambiente ou da câmera;

Não serão aceitas:

  • Fotos com óculos escuros;
  • Sem camisa;
  • Com chapéus, bonés e afins;
  • Em preto e branco.

ATENÇÃO: Ao enviar a foto, o círculo indicado serve como pré-visualização de como ficará na sua carteirinha.

Imediatamente após a aprovação do pedido, o aluno recebe um e-mail de confirmação da aprovação da carteirinha, atestando que o pedido foi concluído com sucesso.

Para completar a sua solicitação você deve acessar estudante.org.br, “logar” com seu e-mail de cadastro, preencher todos os campos obrigatórios e enviar os documentos para aprovação.

A informação sobre o Código de Uso na carteirinha física não é obrigatório pela Lei, e por isso alguns modelos de carteirinha não o têm. Mas, caso precise do código de validação do seu certificado, ele está na frente ou no verso de sua carteirinha.

Para solicitar a carteirinha de estudante, você vai precisar de:

Comprovante de matrícula, que deve ter os seguintes elementos:

  • Estar atualizado, sendo referente ao presente semestre;
  • Ter o nome do aluno/solicitante da carteirinha;
  • Estar assinado e carimbado pela sua instituição de ensino. Pode ser assinatura virtual também.

Caso sua instituição não forneça, ou cobre para fornecer o comprovante de matrícula, você pode enviar também um boleto bancário da mensalidade ou uma nota fiscal dos serviços prestados. ATENÇÃO:

  • O boleto da mensalidade deve obrigatoriamente estar acompanhado do comprovante de pagamento (físico ou virtual) referente ao mesmo.
  • O boleto e a nota fiscal devem conter o nome do aluno/solicitante da carteirinha e deve estar atualizado, ou seja, com a data referente ao semestre atual.

Uma foto somente sua, que deve:

  • Ser tirada de frente e em um fundo neutro;
  • Ter o rosto totalmente evidente e requisitante deve olhar diretamente para a câmera;
  • Ter boa iluminação;
  • Olhos abertos e visíveis;
  • Caso use óculos, as lentes não podem refletir a luz ambiente ou da câmera;

Não serão aceitas:

  • Fotos com óculos escuro;
  • Sem camisa;
  • Com chapéus, bonés e afins;
  • Em preto e branco.

ATENÇÃO: Ao enviar a foto, o círculo indicado serve como pré visualização de como ficará na sua carteirinha.

Se a validade da sua carteirinha estiver chegando ao fim, siga as instruções de como renová-la.

Para fazer a carteirinha de estudante você precisa ser aluno de uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Depois de confirmar se a sua instituição é certificada, você poderá dar início a sua solicitação.

  1. Início do pedido: nesta etapa, serão solicitados alguns dados iniciais como nome e instituição de ensino;
  2. Pagamento: Após o preenchimento dos dados básicos, você poderá escolher a forma de pagamento, que pode ser por boleto bancário ou cartão de crédito;
  3. Envio dos documentos: Assim que o pagamento é confirmado, enviaremos um e-mail para que você termine a sua solicitação enviando seu comprovante de matrícula, sua foto e seu documento de identidade para aprovação;
  4. Produção: Depois que seu pedido for aprovado, ele será enviado para a produção e ficará pronto para envio em até dois dias úteis;
  5. O envio: Assim que produzida, sua CIE será entregue aos Correios para que possam realizar a entrega. O prazo de entrega dos Correios é de 20 dias úteis após a postagem.

O código de desconto pode ser validado uma única vez. Caso tenha tentado inserir o código de desconto em um pedido e o sistema acusou "código inválido", por gentileza, verifique se o desconto não foi inserido em um pedido anterior. Acesse o site estudante.org.br, faça login, acesse "Meus Pedidos" e caso exista mais de um pedido em aberto, verifique se algum deles está com o status "Pago", indicando que o código foi validado. Se mesmo assim o problema persistir, encaminhe um e-mail para: sac@dalos.com.br.

Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando que o seu pedido foi aprovado. Agora a sua carteirinha será encaminhada para a produção. Enquanto a sua carteirinha física não chega, utilize a versão digital que já está disponível para você, siga as instruções para baixar a sua versão digital.

Para solicitar a carteirinha de estudante, você vai precisar de:

o Comprovante de matrícula, que deve ter os seguintes elementos:

  • Estar atualizado, sendo referente ao presente semestre;
  • Ter o nome do aluno/solicitante da carteirinha;
  • Estar assinado e carimbado pela sua instituição de ensino. Pode ser assinatura virtual também.

Caso sua instituição não forneça, ou cobre para fornecer o comprovante de matrícula, você pode enviar também um boleto bancário da mensalidade ou uma nota fiscal dos serviços prestados. ATENÇÃO:

  • O boleto da mensalidade deve obrigatoriamente estar acompanhado do comprovante de pagamento (físico ou virtual) referente ao mesmo.
  • O boleto e a nota fiscal devem conter o nome do aluno/solicitante da carteirinha e deve estar atualizado, ou seja, com a data referente ao semestre atual.

Uma foto somente sua, que deve:

  • Ser tirada de frente e em um fundo neutro;
  • Ter o rosto totalmente evidente e requisitante deve olhar diretamente para a câmera;
  • Ter boa iluminação;
  • Olhos abertos e visíveis;
  • Caso use óculos, as lentes não podem refletir a luz ambiente ou da câmera;

Não serão aceitas:

  • Fotos com óculos escuro;
  • Sem camisa;
  • Com chapéus, bonés e afins;
  • Em preto e branco.

ATENÇÃO: Ao enviar a foto, o círculo indicado serve como pré visualização de como ficará na sua carteirinha.

O comprovante de matrícula deve ter os seguintes elementos:

  • Estar atualizado, sendo referente ao presente semestre;
  • Ter o nome do aluno/solicitante da carteirinha;
  • Estar assinado ou carimbado pela sua instituição de ensino. Pode ser assinatura virtual também.

Comprovante de matrícula, que deve ter os seguintes elementos:

  • Estar atualizado, sendo referente ao presente semestre;
  • Ter o nome do aluno/solicitante da carteirinha;
  • Estar assinado e carimbado pela sua instituição de ensino. Pode ser assinatura virtual também.

Caso sua instituição não forneça, ou cobre para fornecer o comprovante de matrícula, você pode enviar também um boleto bancário da mensalidade ou uma nota fiscal dos serviços prestados. ATENÇÃO:

  • O boleto da mensalidade deve obrigatoriamente estar acompanhado do comprovante de pagamento (físico ou virtual) referente ao mesmo.
  • O boleto e a nota fiscal devem conter o nome do aluno/solicitante da carteirinha e deve estar atualizado, ou seja, com a data referente ao semestre atual.

Caso tenha tentado adicionar sua instituição, porém não encontrou o polo em que ela está situada, você pode resolver o problema de duas maneiras:

  1. Basta adicionar a sua instituição, sem especificar o polo em que ela está situada. A maioria das instituições de ensino, estão adicionadas sem o polo, para facilitar o seu processo. Ex: Se sua instituição de ensino for o Centro Universitário Estácio do Ceará, você pode selecionar apenas “Estácio de Sá” ou “Centro Universitário Estácio”.
  2. Tente procurar apenas o nome principal da instituição. Ex: Se sua instituição for o Colégio Batista Mineiro, tente procurar por “Batista”.
  3. Entrar em contato com o sac@estudante.org.br para entendermos e ajudarmos a resolver seu problema.

Primeiramente, procure o nome da sua instituição sem o polo, ou campus.

Exemplo: Se sua instituição de ensino for a Estácio Pedra Azul, você pode selecionar apenas “Estácio” ou “Centro Universitário Estácio”.

Se mesmo assim a sua instituição não aparecer, envie um email para sac@dalos.com.br com o assunto “Não encontro minha instituição de ensino” e escreva o nome da sua instituição no corpo do email. Para facilitar, você poderá enviar também o site da instituição.

Assim que sua instituição for cadastrada, enviaremos um email para que você possa prosseguir com o pedido.

O Portal do Estudante confere as seguintes informações:

  • Se os dados pessoais indicados estão de acordo com os dados do documento de identidade enviado;
  • Se o comprovante de matrícula está atualizado, possui o nome do aluno e se está assinado ou carimbado pela instituição de ensino;

Comprovante de matrícula, que deve ter os seguintes elementos:

  • Estar atualizado, sendo referente ao presente semestre;
  • Ter o nome do aluno/solicitante da carteirinha;
  • Estar assinado e carimbado pela sua instituição de ensino. Pode ser assinatura virtual também.

Caso sua instituição não forneça, ou cobre para fornecer o comprovante de matrícula, você pode enviar também um boleto bancário da mensalidade ou uma nota fiscal dos serviços prestados. ATENÇÃO:

  • O boleto da mensalidade deve obrigatoriamente estar acompanhado do comprovante de pagamento (físico ou virtual) referente ao mesmo.
  • O boleto e a nota fiscal devem conter o nome do aluno/solicitante da carteirinha e deve estar atualizado, ou seja, com a data referente ao semestre atual.
  • Se a foto está bem enquadrada no círculo indicado, se o rosto da pessoa está bem evidente e se não está usando boné, óculos escuros ou está sem camisa.

A sua foto deve:

  • Ser tirada de frente e em um fundo neutro;
  • Ter o rosto totalmente evidente e requisitante deve olhar diretamente para a câmera;
  • Ter boa iluminação;
  • Olhos abertos e visíveis;
  • Caso use óculos, as lentes não podem refletir a luz ambiente ou da câmera;

Não serão aceitas:

  • Fotos com óculos escuro;
  • Sem camisa;
  • Com chapéus, bonés e afins;
  • Em preto e branco.

ATENÇÃO: Ao enviar a foto, o círculo indicado serve como pré visualização de como ficará na sua carteirinha.

A informação sobre o Código de Uso na carteirinha física não é obrigatório pela Lei, e por isso alguns modelos de carteirinha não o têm. Mas, caso precise do código de validação do seu certificado, ele está na frente ou no verso de sua carteirinha.

Enviamos este tipo de e-mail para o estudante que está com alguma pendência nos documentos, como por exemplo uma foto mal selecionada ou o comprovante de matrícula muito antigo. Para saber com mais detalhes como deve ser o comprovante de matrícula clique aqui, e para saber como deve ser a foto clique aqui.

O comprovante de matrícula deve ter os seguintes elementos:

  • Estar atualizado, sendo referente ao presente semestre;
  • Ter o nome do aluno/solicitante da carteirinha;
  • Estar assinado e carimbado pela sua instituição de ensino. Pode ser assinatura virtual também.

Caso sua instituição não forneça, ou cobre para fornecer o comprovante de matrícula, você pode enviar também um boleto bancário da mensalidade ou uma nota fiscal dos serviços prestados. ATENÇÃO:

  • O boleto da mensalidade deve obrigatoriamente estar acompanhado do comprovante de pagamento (físico ou virtual) referente ao mesmo.
  • O boleto e a nota fiscal devem conter o nome do aluno/solicitante da carteirinha e deve estar atualizado, ou seja, com a data referente ao semestre atual.

A sua foto deve:

  • Ser tirada de frente e em um fundo neutro;
  • Ter o rosto totalmente evidente e requisitante deve olhar diretamente para a câmera;
  • Ter boa iluminação;
  • Olhos abertos e visíveis;
  • Caso use óculos, as lentes não podem refletir a luz ambiente ou da câmera;

Não serão aceitas:

  • Fotos com óculos escuro;
  • Sem camisa;
  • Com chapéus, bonés e afins;
  • Em preto e branco.

ATENÇÃO: Ao enviar a foto, o círculo indicado serve como pré visualização de como ficará na sua carteirinha.

Para finalizar o pedido, é necessário que você efetue o pagamento. Feito isso, um email de confirmação é enviado juntamente com uma solicitação para completar os seus dados. Após essa etapa, o seu pedido irá para a avaliação, sendo aprovada, sua carteirinha já será confeccionada.

A solicitação do comprovante de matrícula, documento com foto e a foto que irá na carteirinha é feita somente após o pagamento. Assim que o pagamento é confirmado, você receberá um email solicitando que termine seu cadastro e envie os documentos para a aprovação.

DÚVIDAS LEGAIS

Não, o monopólio de emissão das Carteiras de Identificação Estudantil que algumas entidades possuíam, foi derrubado pela ADI 5108, com base no entendimento de que a necessidade de filiação a uma destas entidades para autorização de emissão do documento estudantil fere o direito à liberdade de associação. O Decreto 8537 de dezembro de 2015 regulamenta a Lei 12.933/13, e acrescenta em seu Art. 3º, a autorização de expedição da CIE por DCEs e Centros e Diretórios Acadêmicos de nível médio e superior.

Todos os modelos de carteirinha que estão no Portal do Estudante seguem estritamente os requisitos da Lei 12.933/13 e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, que ditam a regulamentação sobre a meia entrada em todo o território nacional. Você pode conferir a validade do certificado digital por aluno fazendo a leitura do QR Code presente na sua carteirinha.

O monopólio da UNE foi derrubado pela ADI 5108. Caso tenha algum problema com a utilização da sua carteirinha, a recomendação é chamar a polícia e fazer um boletim de ocorrência para que o estabelecimento seja notificado pelo PROCON, e entrar em contato conosco através do sac@estudante.org.br informando o nome do local, para que nosso departamento jurídico te auxilie a tomar as medidas cabíveis.

A validade de qualquer carteira de estudante emitida em território nacional é determinada pela Lei 12.933/2013, que regulamenta a meia-entrada no país. A validade das carteirinhas é até 31 de março do ano subsequente à emissão, como especificado neste inciso da Lei:

§6º - A Carteira de Identificação Estudantil (CIE) será válida da data de sua expedição até o dia 31 de março do ano subsequente.

Sendo assim, todo e qualquer documento estudantil válido, emitido de acordo com a lei da meia-entrada por qualquer entidade no Brasil, tem validade até esta data. Por exemplo, se sua for uma Carteira de Estudante 2019, o prazo de validade será até dia 31 de março de 2020.

O ID Estudantil foi um aplicativo criado pelo Ministério da Educação para conceder o benefício da meia-entrada gratuitamente para estudantes de todo o Brasil. O documento emitido pelo Governo Federal tinha validade devido a edição de uma medida provisória, que perdeu a validade no dia 16 de fevereiro de 2020. A Identificação do Estudante, ou ID do estudante era equivalente a Carteira de Identificação Estudantil que nos emitimos, criada pela lei de 2013.

Não, as carteirinhas confeccionadas por nós ainda não têm integração com o sistema de transporte público de nenhuma cidade. A versão física e digital garante o direito de utilização dos benefícios descritos na Lei da Meia-Entrada (Lei 12.933 de 26 de dezembro de 2013), que assegura o desconto estudante. Isso significa que a CIE garante o acesso a cinemas, teatros, eventos esportivos, musicais e de entretenimento realizados em todo o território nacional, mediante pagamento da metade do preço do ingresso cobrado do público em geral.

Todos os modelos de carteirinha que estão no Portal do Estudante seguem estritamente os requisitos da Lei 12.933/13 e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, que ditam a regulamentação sobre a meia entrada em todo o território nacional. Você pode conferir a validade do certificado digital por aluno fazendo a leitura do QR Code presente na sua carteirinha.

O monopólio da UNE foi derrubado pela ADI 5108. Caso tenha algum problema com a utilização da sua carteirinha, a recomendação é chamar a polícia e fazer um boletim de ocorrência para que o estabelecimento seja notificado pelo PROCON, e entrar em contato conosco através do sac@estudante.org.br informando o nome do local, para que nosso departamento jurídico te auxilie a tomar as medidas cabíveis.

Os requisitos exigidos pela lei da meia entrada são:

  • Certificação digital por aluno, que pode ser lida através de QR Code impresso na carteirinha;
  • Data de validade até 31 de março do ano subsequente à emissão, conforme determinado pela Lei da Meia-Entrada;
  • Foto do aluno;
  • Nome completo;
  • Número de RG e CPF do aluno impressos na carteirinha;
  • Data de nascimento;
  • Nome do curso e da instituição de ensino;
  • Número de matrícula;

Para verificar a autenticidade do seu certificado digital, basta utilizar um app de leitura de QR Code, como o Palantir. Exija que os cinemas, casas de shows ou produtoras de eventos façam a leitura para sanar quaisquer dúvidas sobre a validade do seu documento.

Os elementos exigidos por lei para a validade da carteirinha são os seguintes:

  • Certificação digital por aluno, que pode ser lida através de QR Code impresso na carteirinha;
  • Data de validade até 31 de março do ano subsequente à emissão, conforme determinado pela Lei da Meia-Entrada;
  • Foto do aluno;
  • Nome completo;
  • Número de RG e CPF do aluno impressos na carteirinha;
  • Data de nascimento;
  • Nome do curso e da instituição de ensino;
  • Número de matrícula;

Sim. Segundo a portaria nº 2, de 5 de maio de 2016 do Instituto Nacional de Tecnologia e Informação (ITI), autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República:

"A CIE é uma carteira de identificação em suporte físico, no formato de um cartão, com o respectivo equivalente digital no formato de Certificado de Atributo com base na certificação digital padrão ICP-Brasil.

A tecnologia utilizada para suportar o uso da certificação digital, conforme estabelecido na legislação, é o Certificado de Atributo, que viabiliza de forma segura a implementação da CIE no formato digital.

Opcionalmente, o certificado de atributo poderá ser também armazenado no cartão com chip ou em aplicativo de dispositivo móvel (APP)."

Você pode encontrar eles aqui.

Entenda a Nova Lei da Meia-Entrada

Logo de início, é primordial entendermos o que é a Lei 12.933/13, também conhecida como Lei da Meia-Entrada, que regula esta matéria em todo o território nacional. A Lei assegura que os estudantes terão direito ao acesso a cinemas, teatros, eventos culturais, esportivos e de entretenimento em geral, mediante pagamento da metade do preço do ingresso cobrado do público em geral. Isso mesmo! Se você é estudante, já tem garantido um desconto de 50% no valor do ingresso em diversos estabelecimentos de lazer.

Para deixar ainda mais claro, devemos definir quem a Lei considera como estudantes: são aqueles indivíduos que estão regularmente matriculados em algum dos níveis que compõe a educação escolar, que são divididos em Educação Básica e Educação Superior. Na Educação Básica, os alunos dividem-se entre a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, enquanto na Educação Superior, a formação passa pelos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Sequenciais e de Extensão. É importante ressaltar esta informação para não haver confusão sobre quem pode usufruir o direito à meia-entrada. Pessoas que realizam apenas cursos livres como inglês e informática, por exemplo, não são incluídos na categoria de estudante segundo o entendimento da lei.

Como garantir o benefício da meia-entrada

Agora que você já sabe o que é e a quem se aplica o direito, precisa saber como assegurá-lo!

Para garantir a entrada com o ingresso de meia, é preciso apresentar um documento que comprove a condição de estudante. Este documento é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), que deve ser emitida por instituições de ensino e entidades estudantis, como diretórios acadêmicos, executivas nacionais e organizações estudantis. Para garantir que a CIE seja válida, além de ser emitida por alguma associação estudantil ou estabelecimento de ensino, ela deve obedecer aos requisitos estipulados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), como por exemplo, possuir certificado digital por aluno. Portanto, ao adquirir sua carteirinha de estudante, certifique-se de que ela está dentro dos padrões legais.

Vale lembrar que a Lei 12.933/13 também determina o prazo de validade das carteirinhas de estudante, que vai da data de expedição até o dia 31 de março do ano subsequente. Fique atento à validade, e não deixe de adquirir um novo documento do estudante quando a validade do seu for expirada, pois assim você assegurará seu direito à meia-entrada durante toda a sua vida acadêmica!

Todos os modelos de carteirinha que estão no Portal do Estudante seguem estritamente os requisitos da Lei 12.933/13 e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, que ditam a regulamentação sobre a meia entrada em todo o território nacional. Você pode conferir a validade do certificado digital por aluno fazendo a leitura do QR Code presente na sua carteirinha.

O monopólio da UNE foi derrubado pela ADI 5108. Caso tenha algum problema com a utilização da sua carteirinha, a recomendação é chamar a polícia e fazer um boletim de ocorrência para que o estabelecimento seja notificado pelo PROCON, e entrar em contato conosco através do sac@dalos.com.br informando o nome do local, para que nosso departamento jurídico tome as medidas cabíveis.

PAGAMENTO E COBRANÇA

O Portal do Estudante não realiza estorno de pagamentos por motivos que não são decorrentes de falhas ou erros da empresa. A informação sobre a nossa política de cancelamento encontra-se em nossos Termos de Uso, que o estudante confirma que leu e concorda ao finalizar o pedido.

Não, a Carteirinha de Identificação estudantil é individualizada à cada estudante e feita sob encomenda, se enquadrando na categoria de produto personalizado.

O Código de Defesa do Consumidor não obriga o fornecedor a aceitar a desistência após a realização do negócio, uma vez que o mesmo expôs todas as peculiaridades de seu produto.

Você pode iniciar um novo pedido e gerar um novo boleto.

Se não terminou de colocar todos os seus documentos, não é necessário começar tudo de novo. Você deve apenas continuar o pedido anterior, entrando com seu login e senha. Clique em “Menu” no canto superior direito e acesse o seu pedido em “Meus Pedidos”.

Não se preocupe, o e-mail é enviado automaticamente para você quando o pagamento não é confirmado ainda e o boleto vence. Mas, caso tenha realizado o pagamento do boleto antes do vencimento, o sistema irá reconhece-lo e enviaremos um e-mail com a confirmação e solicitando que você termine o seu cadastro.

Porque as carteirinhas ofertadas no site da Dalos são de diferentes entidades estudantis, e cabe a elas decidir o preço de venda da carteirinha. Por isso, o preço varia de acordo com o modelo da CIE escolhida.

O valor muda de acordo com o modelo selecionado. O Portal do Estudante possui mais de 100 modelos de carteirinha de diferentes entidades estudantis, e cabe a elas decidir o preço de venda de cada modelo. Por isso, o preço varia de acordo com o modelo da CIE escolhido.

O prazo de confirmação do pagamento é de até 5 dias úteis. Assim que o nosso sistema reconhecer o pagamento, será enviado um e-mail de confirmação com as instruções para você completar o seu pedido no sistema.

Neste caso, pedimos que verifique se o pagamento não foi agendado, pois pode ser que você tenha confirmado o pagamento junto ao banco, mas a informação quanto à data do pagamento tenha passado despercebido.

Caso o exemplo anterior não tenha acontecido, e você realmente pagou o boleto naquela data, você deve entrar em contato com a instituição financeira e explique a situação. Nosso sistema é totalmente automatizado e integrado com o sistema de pagamentos, e por isso ele automaticamente reconhece quando o pagamento é confirmado.

Neste caso, acesse com seu email de cadastro, clique em “Menu” no campo superior direito e depois em “Meus Pedidos”. O pedido pago será o que não possui uma lixeirinha, pois o pedido não pode ser excluído depois de pago.

Depois, é só selecionar este pedido e terminar o seu cadastro.