1 testes de logica capa

Como melhorar seu desempenho em testes de lógica

Não deixe um teste de lógica te eliminar do processo seletivo dos seus sonhos! Preparamos um artigo que vai te ensinar como treinar seu cérebro para se tornar proficiente na resolução de problemas, e rápido no raciocínio lógico

25 de Janeiro

Compartilhar

Os testes de lógica são frequentemente utilizados para selecionar candidatos em processos seletivos, exames e concursos, e são tão comuns quanto temidos. Este tipo de teste tem o objetivo de avaliar a capacidade analítica do candidato, ou seja, descobrir o quanto ele está apto a resolver problemas, e quais caminhos de raciocínio ele adota para chegar à solução.

Para te ajudar a se livrar de vez da insegurança em passar por este tipo de teste, escrevemos este artigo com algumas ferramentas e dicas que podem te ajudar a se preparar (e mandar muito bem).  

O que estudar?

A maioria das questões típicas de testes de lógica pode ser resolvida utilizando conceitos básicos de Matemática e interpretação de texto. As perguntas que envolvem cálculos são, geralmente, questões de Probabilidade, Geometria, Teoria dos Conjuntos, e Equações. Dominando as operações fundamentais de adição, subtração, divisão, multiplicação, regra de três e porcentagem, é possível chegar à maioria das respostas sem dificuldade.

Se você tem dificuldade com os números, não se desespere. Existem vários sites que oferecem aulas gratuitas de Matemática básica, como o Khan Academy.

Além da Matemática, também é necessário estudar questões típicas de raciocínio lógico, como orientação espacial, deduções, induções e sequências. Saber interpretar as perguntas é essencial para conseguir responde-las, por isso, não se esqueça de que um teste de lógica não é feito para testar sua habilidade de fazer contas, e sim para medir sua capacidade de solucionar problemas.

Para quem domina o inglês, também é possível treinar sua capacidade de raciocínio lógico assistindo a vídeo aulas gratuitas em sites como o edX.

Gênio: 99% transpiração e 1% inspiração

Você já ouviu falar que a prática leva à perfeição, certo? Para mandar bem neste tipo de teste, não existe segredo: pratique! As questões comumente abordadas em testes de lógica são parecidas, então, se você souber como resolver determinado tipo de problema, saberá como resolver todos os semelhantes. Não se esqueça de que a maioria dos testes estipula um tempo para a resolução da questão, que varia de 1 a 3 minutos. Cada segundo é precioso e decisivo, e quanto mais acostumado a resolver estes problemas você estiver, mais rápido chegará à resposta correta.

Existem muitos sites que disponibilizam bancos de questões, um deles é o QConcursos. O site permite que você filtre as perguntas por áreas e disciplinas, assim fica fácil focar nos conteúdos que você mais precisa estudar.

Treine seu cérebro e se divirta!

Os aplicativos Fit Brains e Lumosity foram desenvolvidos por neurocientistas para te ajudar a desenvolver aspectos importantes da capacidade cerebral, como a memória, velocidade de raciocínio, foco e resolução de problemas. Os apps possuem centenas de jogos que vão te ajudar a treinar estas habilidades de uma maneira divertida, prática e rápida: 5 minutos por dia são suficientes para estimular sua mente a trabalhar! Uma das grandes vantagens, é que os apps fazem um mapeamento do seu perfil para te indicar exercícios focados nas áreas que você mais precisa exercitar de acordo com o seu progresso, além de medir seu desempenho ao longo do tempo e compará-lo com o da média dos usuários. Legal, né?

Ambos estão disponíveis para Android e IOS, e o download é gratuito, mas se você gostar muito do serviço e quiser ativar mais recursos, como atividades extras e exercícios mais avançados, é possível comprar a versão Premium.

Além dos aplicativos, que tal resgatar as revistinhas de Sudoku, Caça-Palavras e Palavras Cruzadas? Algumas brincadeiras como Jogo da Memória e Jogo de Xadrez também são ótimas opções para manter seu cérebro ocupado, mesmo nos momentos de lazer. Lembre-se de que para atingir resultados duradouros e melhorar seu raciocínio lógico exponencialmente, você deve exercitar suas habilidades diariamente.

Preparado para começar? Compartilhe este artigo com seus amigos que estão se preparando para os concursos e processos seletivos!

 

Voltar para o Blog