1 carteirinha de estudante capa

Economize (muito) dinheiro usando sua carteirinha de estudante

Ainda não fez sua Carteira de Identificação Estudantil, ou já tem a sua, mas ainda não sabe muito bem como pode aproveitar todos os seus benefícios? Este artigo é para você

25 de Janeiro, 11:47

Compartilhar

Ao longo da vida acumulamos diversos documentos que nos identificam como cidadãos, a exemplo do RG, CPF e Passaporte; mas você sabia que só existe um documento que te identifica como estudante? A Carteira de Identidade Estudantil (CIE) é um documento um pouco subestimado, mas é o único que garante uma série de direitos ao estudante, e é muito útil nesta fase da vida, que pode durar tantos anos entre o ensino fundamental e o superior.

É verdade que a reputação da carteirinha de estudante ficou um pouco maculada devido às diversas falsificações do documento, feitas por pessoas que querem ter acesso à meia-entrada, mas não têm este direito. Para evitar cair em fraudes, fique esperto! A CIE só é válida se cumprir os requisitos previstos na Lei 12.933/13, e os padrões estipulados pelo ITI, como por exemplo, possuir certificado digital por aluno.

Vamos ao que interessa: como aproveitar ao máximo as vantagens de ser estudante e onde posso obter 50% de desconto usando minha carteirinha?

Cinemas

Nada melhor que ingresso pela metade do preço, não é mesmo? Cinema é a opção de lazer clássica para quem quer curtir um programa relax ou convidar o crush para sair, mas o passeio nem sempre sai barato. Transporte até o cinema, pipoca, refrigerante e ingresso são um combo que pode custar caro no orçamento apertado da maioria dos estudantes, mas pelo menos no ingresso, existe um jeito de economizar! Para garantir seu desconto de estudante, apresente sua carteirinha na hora da compra ou na entrada para a sala de cinema, e bom filme!

Ah! Não deixe de dar uma espiadinha na lista dos melhores lançamentos de janeiro, que fizemos AQUI. Fique ligado no blog, pois postaremos as estreias de filmes a cada início de mês!

Shows

Sua banda internacional favorita entrou em turnê e vai passar pelo Brasil, mas o ingresso custa uma fortuna. Nada de desânimo! Shows e eventos também estão inclusos na Lei da Meia-Entrada! Economizando na entrada, você nunca mais terá que escolher entre ir ao show do seu cantor favorito ou ao festival que reunirá várias bandas diferentes: você vai nos dois, pelo preço de um! Só não se esqueça de levar seu documento do estudante para apresentar na portaria e na bilheteria, ok?

Psiu: também vai rolar mensalmente aqui no blog, uma seleção de eventos bacanas para você fazer festa em qualquer canto do país. Veja AQUI

Estádios

Ver o time do coração jogar pode ser um sofrimento, mas não precisa passar sufoco também na hora de comprar o ingresso. A regra é clara! Estádios de futebol e eventos esportivos também têm que disponibilizar 40% dos ingressos para a venda de meia-entrada. Vale a pena torcer pelo seu time pagando menos! Se o seu time vencer, a alegria é multiplicada, mas se a sorte não estiver do seu lado em campo, você ainda poderá aproveitar sua carteirinha em vários outros jogos.

Ainda está em dúvida de onde utilizar a sua CIE? Então aqui vai a letra da lei:

Art. 1o  É assegurado aos estudantes o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral.

 

E aí, tudo esclarecido? Viu como é fácil economizar com lazer? Marque neste post aqueles amigos que sempre usam a desculpa de não ter dinheiro para sair de casa, e prove que ser estudante é trabalho duro, mas também tem suas recompensas!

 

Voltar para o Blog