Descobertas na faculdade %281%29

Descobertas que você faz quando entra na faculdade

Saiba quais são os 5 fatos que todo mundo descobre quando começa a graduação

14 de Maio, 17:44

Compartilhar

1. O verdadeiro significado de cansaço

Essa talvez você já tenha ouvido de algum universitário, mas é algo que só dá pra saber quem já sentiu na pele, ou melhor, nos cochilos do ônibus. Passar o dia inteiro aprendendo sobre biologia e matemática na escola, ou ficar a noite toda fazendo revisões no cursinho são tarefas cansativas, porém nada se compara com o peso da faculdade.

Isso não acontece porque a vida universitária em si é tão desgastante assim. É porque além de estudar, é preciso trabalhar ou fazer algum estágio, e você só descobre o que realmente é cansaço quando faz as duas jornadas todo dia e ainda precisa revisar os conteúdos quando chega em casa. Mas nada de desanimar hein, é um cansaço que vale muito a pena!

2. Troco vale ouro

Que moeda vale muito todo mundo já sabe, mas é só quando você já está imerso na vida universitária que começa a sentir falta de cada cinco centavos. Não é porque você não vai ter dinheiro para nada, é simplesmente porque esses meros cinco centavos podem pagar um xerox daquela matéria impossível de estudar e te salvar na prova final.

Cada trocado de lanche que fica jogado no fundo da mochila acaba sendo muito utilizado: pode pagar mais um café, imprimir um trabalho em cima da hora ou te liberar mais um livro na biblioteca. Por isso valorize cada moedinha: elas podem te salvar em algum momento.

3. Amigos e colegas são bem diferentes

É muito comum que ao final do ensino médio você olhe para sua turma com muito carinho e imagine que nada vai separar o “terceirão”. Já te adiantamos que isso dificilmente acontece na faculdade. É claro que no ambiente universitário você fará grandes amizades, laços que irão durar a vida inteira, mas nem todos os seus colegas se tornarão seus amigos.

Isso acontece por diversas razões: as turmas de faculdade costumam ser muito maiores, o que dificulta a proximidade com todos; outros têm vidas cheias e trabalhos além da faculdade e acabam não se apegando muito aos relacionamentos na sala de aula; e muitos são simplesmente muito diferentes de você. A turma pode ser ótima, mas não se chateie muito se perceber que não existe aquele mesmo laço do terceiro ano.

4. Não usar uniforme pode ser péssimo

Quando se está no ensino médio, uma das coisas mais esperadas (pelo menos para maioria das meninas) é nunca mais chegar perto daquele uniforme que normalmente não serve direito e tem cores que não combinam com nada, certo?

Vamos te contar agora que muitos universitários dariam muito (até os trocadinhos) para não precisarem se preocupar com a roupa da faculdade. Não é que o uniforme passa a ser algo glamouroso. O que acontece é que com a rotina pesada e as jornadas duplas, escolher todos os dias uma roupa confortável e certa para usar no trabalho e na aula pode ser exaustivo.

Por isso, não se assuste se você andar em uma faculdade e vir uma galera indo de terno para o estágio a tarde ou chegando de chinelo para a aula da manhã. Cada um tenta se virar como pode e senso de moda pode não ser tão importante quanto chegar antes de a aula começar ou se vestir corretamente para o trabalho.

5. A responsabilidade começa a aparecer

A menos que você entre um pouquinho mais tarde que a média na faculdade, é nessa etapa da sua vida que você começará a sentir o peso da responsabilidade. Ter que pegar o ônibus certo, não chegar atrasado às aulas, conseguir entrar em um estágio e crescer na empresa, criar uma rotina pessoal de estudos e até mesmo morar longe dos pais: todos esses são sintomas da vida adulta.

Na universidade seus pais não são chamados na diretoria e não existe “recuperação” de nota baixa. Nesse ambiente tão novo você é responsável por todas as suas ações e precisa correr atrás daquilo que quer. No começo você vai sentir um friozinho na barriga, mas as sensações de crescimento e liberdade são incríveis demais para deixar passar batido.

Existem um milhão de novas coisas que você só irá descobrir quando começar sua própria jornada, e essas são algumas delas. A vivência da faculdade é muito pessoal e você verá que o que é novidade para você pode não ser para os seus colegas, e vice-versa. Aproveite cada segundo e aprenda com seus erros e acertos, esse período passa rápido demais e acaba deixando saudade.

E você, o que só descobriu quando entrou na faculdade? Está na escola ainda? Então conta pra gente o que você mais espera da vida universitária. Compartilhe esse texto com seus amigos e fale um pouco da sua própria experiência.

 


 

Voltar para o Blog