1 capa 01

Conheça os formatos de curso superior

Você sabia que existe mais de um tipo de graduação? E a diferença entre elas? Fica tranquilo que a gente te mostra agora a diferença entre licenciatura, bacharelado e tecnólogo

13 de Abril, 16:52

Compartilhar

Nós já te mostramos como descobrir sua vocação profissional, quais são as diferentes modalidades de ensino e apresentamos as faculdades e cursos mais disputados do Brasil. Mas ainda existem dúvidas que precisam ser tiradas antes de escolher pelo seu futuro, e uma delas é qual forma de graduação é melhor para você. Estudantes brasileiros podem optar por três formas diferentes de formação universitária: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Conheça agora como funciona cada um.

Bacharelado

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) o bacharelado é o curso superior que “confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional. O título de bacharel é voltado para quem deseja trabalhar os pontos práticos e/ou científicos de uma profissão.

Cursos de bacharelado costumam ser voltados para áreas práticas, tanto de saúde, humanidades e exatas, incluindo direito, engenharias, jornalismo, relações internacionais e muitos outros já que essa opção de graduação é que mais abrange cursos ofertados no país. Normalmente, a formação de bacharelado dura de 3 a 5 anos.

Licenciatura

Os cursos que ofertam o título de licenciatura são voltados para a formação de professores. Dessa forma, todos aqueles que se formarem em cursos com essa titulação estarão aptos a dar aulas, desde que essas aulas sejam relacionadas às matérias aprendidas na faculdade.

Quem se forma em cursos assim pode lecionar a partir do sexto ano do ensino fundamental, já que até o quinto ano quem dá aulas são os formados em pedagogia. Com a licenciatura é possível estender para outros níveis, como médio ou superior, com especializações ao longo da carreira, como mestrado por exemplo. A duração dessa forma de graduação costuma ser de 4 anos.

Tecnólogo

Para quem já quer cair de cabeça na parte prática da profissão, uma ótima opção é a formação tecnóloga. Essa formação tem uma carga horária menor do que as duas anteriores, não ultrapassando a marca dos três anos. O foco do ensino tecnólogo é desenvolver a experiência do aluno na profissão e prepará-lo para o mercado, tendo o estudo o mais direcionado possível e com menor carga teórica.

Extra: Cursos Sequenciais

Há também a opção de cursos sequenciais que não são considerados uma graduação, mas que ainda são uma forma válida de ensino superior. Essa formação, assim como a tecnóloga, costuma ser escolhida por quem quer entrar logo no mercado de trabalho ou que já está trabalhando, mas que deseja evoluir na carreira escolhida. Cursos sequenciais são de curta duração, tendo no máximo dois anos, e podem ser feitos antes, durante ou depois da graduação.

Tanto a licenciatura, como o bacharelado e tecnólogo são formas válidas de obter sua graduação. Apesar dos cursos sequenciais não se encaixarem no mesmo nível, são sim uma forma de formação superior e podem ser uma ótima opção para você.

Na hora de escolher o curso ideal leve em conta essas informações e veja qual profissão você deseja construir: se deseja algo prático, mas que abranja a teoria, se quer ir direto para o mercado ou se o sonho é trabalhar em laboratórios ou salas da aula. As opções são muitas, basta escolher a que mais combina com seu plano de vida.

Já sabe qual vai escolher? Conte para nós! Compartilhe esse texto e veja qual a opinião dos seus amigos e colegas e qual será a escolha de cada um. Desejamos sorte nessa sua jornada e estamos abertos para responder suas dúvidas.

 


 

Voltar para o Blog