Vocacao profissional capa

Descubra sua vocação profissional e acerte na escolha do vestibular

Não corra o risco de descobrir sua vocação profissional após ter ingressado na faculdade ou até mesmo ter iniciado uma carreira frustrada.

12 de Março

Compartilhar

Saber qual é a sua verdadeira vocação profissional é algo que pode ser quase instantâneo, como uma médica que sonhava com sua carreira desde os 5 anos, ou pode demorar anos. Grande parte dos estudantes brasileiros deve descobrir sua vocação entre os 16 e 18 anos, que é quando começam a prestar vestibulares, porém muitas vezes a experiência de vida pode influenciar essa escolha e muitos acabam se decepcionando com o curso escolhido ao longo dos primeiros períodos. Saiba como não passar por isso e decidir pelo seu futuro com a maior quantidade de informações possíveis.

Dicas para descobrir sozinho sua vocação:

1- Converse

Sempre que possível, converse com seu amigos e familiares sobre seus planos para a faculdade. Seus familiares poderão te auxiliar contando como eles te veem em casa: se você é uma pessoa mais criativa, centrada, ou comunicativa, por exemplo, e isso já pode ser um ótimo norte para seguir. Converse também com amigos e colegas de escola ou do cursinho, veja se eles já tomaram as decisões deles e pergunte como eles conseguiram escolher, além de saber que outros estão vivendo a mesma confusão que você, você ainda ter novas ideias de como se encontrar nas várias grades curriculares.

2- Entenda quem você é

Faça uma lista com tudo o que você mais gosta, o que você sente interesse e outra com tudo aquilo que não te desperta interesse. Dessa forma, você pode entender melhor suas verdadeiras paixões, ou pelo menos iniciar um processo de exclusão e já tirar das suas opções tudo o que tem certeza que não gosta. Quer um exemplo? Se você tem certeza que não gosta de números, mas se considera criativo, talvez arquitetura não seja o curso ideal, pois mesmo tendo uma liberdade criativa, exige um alto nível de planejamento técnico que envolve contas matemáticas. Aproveite que vivemos na era da tecnologia e use ela a seu favor, existem sites como o ‘Teste Vocacional’ (http://www.testevocacional.org) que te apresentam questões múltipla escolha sobre interesses gerais e apontam os resultados profissionais que mais combinam com você.

3- Pesquise, muito

Se você já tem algumas opções em mente, chegou a hora de pesquisar nos sites das faculdades que te interessam. Procure pelos cursos e leia a grade, caso não encontre esse material online vá até a faculdade e peça. Conheça quais matérias compõem o curso e como elas são ensinadas, assim você pode saber se é realmente aquilo que você estava pensando ou não. Visite as faculdades e visite ainda empresas dos ramos que estão despertando seu interesse, isso vai te ajudar a ter uma visão do que é teoria e do que é a prática da profissão.

 

Acha que essa ainda vai ser uma decisão difícil de se tomar sozinho? Saiba que isso é normal. Continue seguindo as dicas acima, mas procure também alguém de fora para te ajudar. Existem muitos psicólogos que se especializam em aconselhamento vocacional. É claro que esses profissionais não irão escolher por você, mas irão te ajudar no caminho do autoconhecimento e vão te mostrar as opções que mais combinam com suas vontades e sua personalidade.

Existem ainda muitos livros voltados para a temática de autoconhecimento e escolha profissional. Entre uma lista compilada pela revista ‘Exame’ (veja a lista da revista Exame aqui), está o ‘Desperte o gigante interior’, do autor Anthony Robbins, que é recheado de testes e atividades que irão te auxiliar na sua jornada. Outro título presente na lista é o ‘Descubra seus pontos fortes’, dos autores Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, que irá te ajudar a se entender melhor e ver quais são suas melhores qualidades.

Um exemplo, voltado para quem já está na faculdade, mas não sente que tomou a decisão certa é o ‘Tô perdido! - Mudança e gestão da carreira’, da autora Adriana Gomes que é psicóloga em orientação de carreira.

O essencial é pesquisar o máximo possível e não deixar a pressão do vestibular ou o medo de trocar uma profissão te estagnar e te congelar no mesmo lugar. Saiba que milhares de pessoas estão passando pela mesma situação e ou já passou. Se conheça e conheça quais opções combinam mais com você e em que você pode aplicar seus conhecimentos e qualidades.

Voltar para o Blog