Series e filmes para entender de politica capa

Sete séries e filmes para entender mais de política

Com o atual cenário, é inevitável se envolver em conversas sobre a política brasileira e seus desdobramentos, por isso selecionamos alguns títulos para você entender todos os assuntos

11 de Abril, 10:38

Compartilhar

Nas últimas semanas diversos acontecimentos políticos movimentaram a vida (e as redes sociais) dos brasileiros. Primeiro, foi lançada a série ‘O Mecanismo’, que retrata a operação “Lava Jato”, e poucos dias depois o ex-presidente da república, Lula, foi preso. Nesse cenário, não faltaram textões no Facebook e discussões aquecidas entre a direita e a esquerda do país, e, no meio disso tudo, quem não estava por dentro dos assuntos ficou perdido.

Pensando nisso, nós fizemos uma lista com os principais filmes, documentários e séries sobre o universo da política que vão te ajudar a entender um pouco mais esse sistema tão polêmico. Se você já gosta do tema ou quer aprender mais a respeito, se liga nas dicas abaixo.

House of Cards

Produzida e lançada pelo serviço de streaming Netflix, essa série é uma das mais conhecidas quando se trata de política. A narrativa tem como personagem principal o congressista norte-americano Frank Underwood é traído pelo presidente que ele ajudou a eleger. A partir dessa traição, o político começa a armar um esquema de vingança e mostra o lado negro do governo e sua sede pelo poder. Vale a pena conferir.

Homeland

Homeland é uma série norte-americana baseada em uma produção israelense chamada ‘Prisioneiros de Guerra’. A narrativa começa quando um soldado americano volta do Iraque após oito anos preso pela Al-Qaeda, mas levanta a suspeita da agente da CIA, Carrie Mathison. Carrie acredita que durante seu período como prisioneiro de guerra, o soldado tenha se tornado um aliado do grupo e agora está infiltrado no governo americano. A série é uma opção interessante para quem quer entender um pouco mais sobre a Al-Qaeda e a relação do grupo terrorista com os Estados Unidos. Indicamos que você veja tanto essa série, como ‘Prisioneiros de Guerra’, para ver os dois lados da moeda.

Narcos

Do mesmo diretor de ‘O Mecanismo’, José Padilha, Narcos também é uma série considerada controversa. A produção apresenta a trajetória do traficante mais famoso do mundo, o colombiano Pablo Escobar. O criminoso ganhou notoriedade por ter conseguido contrabandear drogas nos Estados Unidos passando por cima da ação antidrogas do país. A narrativa apresenta a relação entre o crime e o governo, e mostra como a política, tanto norte-americana quanto colombiana, possibilitou a existência e o sucesso de Escobar no mercado do tráfico.

JK

JK é uma série brasileira que foi ao ar no ano de 2006. A produção conta a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek. A narrativa acompanha a vida pessoal de Juscelino, suas relações familiares e de amizade, seu perfil como médico em Minas Gerais e seu histórico político, iniciando como prefeito de Belo Horizonte até se tornar presidente da república. JK foi conhecido pela sua política desenvolvimentista, com seu sonho de fazer o Brasil crescer “cinquenta anos em cinco".

Getúlio

Lançado no ano de 2014, o filme Getúlio retrata os últimos 19 dias do ex-presidente Getúlio Vargas. O político se matou no dia 24 de agosto de 1954, em um cenário de crise política extrema onde ele estava sendo acusado pela morte do jornalista Carlos Lacerda. Pressionado e sem encontrar saídas, Getúlio passou seus dias finais isolado no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, até cometer suicídio. Vargas foi uma figura emblemática na política brasileira, tendo sido presidente por duas vezes, mas apenas na segunda, por voto popular. O filme ajuda a entender um pouco mais sobre o governante e as engrenagens do governo nacional.

Jango

O documentário Jango foi narrado pelo ator José Wilker (o mesmo que viveu Juscelino na série JK) e apresenta a trajetória política do ex-presidente João Goulart, conhecido como Jango. O presidente foi deposto no dia 1º de abril de 1954, quando os militares tomaram o poder e o período da ditadora começou. Segundo historiadores e estudiosos, a atual constituição teve como base algumas das propostas de reforma política de Jango. Essa dica vale para entender mais sobre a nossa política atual e como se deu o golpe de 1964.

O Mecanismo

Por último, mas não menos importante, sugerimos a série ‘O Mecanismo’. Como comentamos, a produção da Netflix ganhou o apelido de controversa, após uma frase dita na vida real pelo senador Romero Jucá ter sido usado pela personagem de Lula na série, invertendo os lados da moeda. Ainda assim, a série apresenta como se deu o escândalo da ‘Lava Jato’, um dos maiores esquemas de corrupção do país. A operação diz respeito a um sistema de desvio de dinheiro bilionário que ainda está em ação e envolve políticos brasileiros, empreiteiras e até a Petrobras. Foi por meio dessa operação que Lula foi preso no dia 7 de abril.

Vale ressaltar, que filmes e séries ainda sendo uma excelente opção para entender mais sobre a conjuntura atual, é sempre bom procurar o máximo possível de informações sobre os assuntos. Dessa forma, você ficará por dentro do que está acontecendo e poderá escolher como se posicionar até mesmo para participar daquela discussão agitada no Facebook.

Conte para nós se essas dicas te ajudaram e por quais destes títulos você mais se interessou. Não se esqueça de compartilhar esse texto com seus amigos - aproveite e chame eles para uma maratona de filmes e séries sobre política.

 


 

Voltar para o Blog