Como manter o ritmo capa

Como manter o ritmo na metade do semestre

Em meio a provas, trabalhos e sem a agitação do começo, ter ânimo para estudar nessa época parece missão impossível, mas selecionamos algumas dicas para ajudar com isso

09 de Abril, 14:30

Compartilhar

Já estamos em abril, o que significa que o primeiro trimestre de 2018 já acabou e o semestre agora será cheio de avaliações e trabalhos finais. Para muitos, essa época é apenas uma preparação para as provas e para outros é um momento que não tem muito a oferecer.

Entretanto, garantimos que a vida na faculdade pode ser divertida mesmo nos períodos mais lentos ou estressantes. Confira abaixo algumas dicas para manter o ritmo nessa reta final e não deixar a preguiça tomar conta dos estudos.

Lembre-se do objetivo final: aprender tudo e completar bem o semestre

A primeira coisa que você precisa fazer é resistir à tentação de faltar. Nesse momento do semestre, o cansaço já é maior do que a alegria inicial de aprender novas matérias e conhecer novas pessoas, e ter forças para continuar indo às aulas é difícil para grande parte dos alunos.

Por isso, a dica que damos aqui é focar em tudo que esse período ainda tem para oferecer e ter em mente que o fim do semestre representa um passo mais perto da sua graduação. Sempre é tempo de conhecer novas pessoas, ainda existirão palestras e eventos na faculdade que valem a pena participar, e você pode se surpreender com o conteúdo passado em sala.

É importante lembrar que as próximas aulas são extremamente importantes e necessárias, pois costumam ter novas matérias e revisam as que foram passadas antes. Essa é a hora de começar a se preparar para as provas finais e garantir seu lugar no próximo período, sem agarrar em nenhuma matéria e chegar mais perto do seu diploma.

Faça uma lista de metas

Para simplificar sua vida em meio a tantas provas e prazos para entrega de trabalhos, sugerimos que você faça várias listas: uma para trabalhos, outra para matérias em que você precisa reforçar os estudos e outra para provas.

Fazer essa divisão e pontuar o que precisa ser feito traz um senso de organização e te faz ver melhor todas as suas atividades. Você irá perceber que suas obrigações não são tantas assim e na medida que você for completando uma meta você pode riscá-la da lista, o que dá uma sensação de dever cumprido.

Coloque sua saúde em primeiro lugar

Nós sabemos o quanto essa fase pode ser estressante, por isso indicamos que você lembre-se sempre de se manter saudável. Pode parecer uma dica impossível, mas não deixe a ansiedade tomar conta de você.

Seguindo a dica anterior, além de sempre riscar um objetivo cumprido da sua lista, você pode criar um sistema de recompensas para descansar sua cabeça entre uma atividade e outra. Terminou o resumo daquele texto enorme e difícil? Escute um pouco das suas músicas preferidas. Foi bem em uma prova? Marque uma saída com os amigos para comemorar. Está estudando há horas uma matéria grande? Pare um pouco e veja um episódio daquela série que todo mundo está comentando.

Fazer essas pequenas coisas é saudável e não precisa se sentir culpado por fazê-las. A culpa vai apenas causar mais estresse e pode acabar até te impedindo de completar suas metas. Lembre-se de que você está estudando algo que você escolheu para sua vida e que isso pode e deve ser prazeroso.

Aproveite

Pode parecer clichê, mas vale a pena ressaltar: a vida na faculdade passa muito rápido e é preciso aproveitar cada minuto. Esses anos serão alguns dos melhores da sua vida, por isso indicamos que você os viva intensamente, mesmo nos momentos de cansaço e estresse – aliás, principalmente nesses momentos.

Está certo que depois de dois ou três meses do começo do semestre, as novidades não são tantas. Mas independente do momento, a vida universitária sempre tem algo a oferecer. Você já faz parte das entidades estudantis da sua faculdade? Caso ainda não, por que não dar uma conferida no D.A ou na Atlética? Participar de uma delas pode transformar sua experiência universitária, para melhor é claro. Se a faculdade não tem nenhuma entidade, esse pode ser o momento ideal para criar uma.

Conheça também a biblioteca e os outros espaços da faculdade, quem sabe você não encontra um clube do livro, um time esportivo, ou até cria um novo você mesmo? O importante é aproveitar cada momento e sempre encontrar algo novo para fazer, carregando com você tudo o que puder levar desse período da sua vida.

Conte para nós o que você faz para manter seu ânimo na metade do semestre e não se esqueça de compartilhar essas dicas para seus amigos.

 


 

Voltar para o Blog