1

Conheça os idiomas mais cobrados no mercado de trabalho

Saiba quais são os idiomas mais cobradas para as vagas de emprego espalhadas pelo Brasil e por que é importante que você saiba falar pelo menos uma língua estrangeira

08 de Junho

Compartilhar

Você sabe quais são os idiomas estrangeiros mais cobrados pelo mercado de trabalho brasileiro? Se não, chegou a hora de descobrir e começar a se preparar, pois nem só de inglês é feita a indústria. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site de empregos Catho e divulgada pela revista Exame, os idiomas mais requisitados nas vagas de emprego nacionais seguem a ordem: Inglês, Espanhol, Francês, Japonês, Italiano, Mandarim e Árabe. Confira abaixo porque todas elas são de grande importância para a indústria.

Inglês

O inglês é essencial para o mercado de trabalho, pois é a língua mais falada do mundo. O idioma é cobrado em vagas de todas as áreas profissionais, por isso é essencial que você saiba pelo menos o básico e comece a aprimorar o quanto antes seus conhecimentos. Nós mostramos aqui algumas dicas de como desenvolver a língua sozinho.

Espanhol

No ranking dos idiomas mais populares do mundo, o espanhol segue logo atrás do inglês. A língua é falada em mais 44 países, incluindo os que fazem fronteira com o nosso e integram o Mercosul, bloco econômico do qual o Brasil faz parte.

Devido a esse bloco, grande parte da indústria nacional, principalmente a de manufaturados, depende direta ou indiretamente destes países e, por isso, é tão importante aprender o idioma. Ter a fluência no espanhol pode te permitir trabalhar em grandes empresas brasileiras e multinacionais, seja qual for seu campo de atuação.

Francês

Atualmente, mais de 290 milhões de pessoas falam francês em países como Bélgica, Luxemburgo e Suíça, além da própria França e também o Canadá, duas nações que contam com boas relações econômicas e diplomáticas com o Brasil. Inclusive, o Brasil é o maior parceiro comercial da França na América Latina e existem mais 500 empresas francesas espalhadas no solo nacional.

Se você busca trabalhar em grandes empresas, talvez seja a hora de começar a aprender o idioma, que também é cobrado em áreas como culinária, moda, e especialmente na carreira diplomática.

Japonês

Mesmo sendo conhecida por sua complexidade, a língua japonesa não deve ser deixada de lado para quem busca crescer no mercado. O Brasil e o Japão possuem fortes conexões comerciais e é inegável que o desenvolvimento industrial e tecnológico do país é atrativo para qualquer um que está nas áreas de tecnologias da informação, nanotecnologia, tecnologia das comunicações, tecnologia aeroespacial, robótica e games. Se você estuda para trabalhar em alguns desses setores, essa é a hora de aprender o idioma oriental.

Alemão

O alemão também tem fama de ser difícil de se aprender, mas se você se esforçar a recompensa pode ser enorme. Segundo o ministério de Relações Exteriores, em 2017 a Alemanha ocupou a posição de quarto maior parceiro comercial do Brasil no mundo e o maior da Europa. O país europeu também é conhecido por oferecer boas bolsas de intercâmbio para estudantes brasileiros, então não perca mais tempo e comece a praticar.

Italiano

Cerca de 34 países do mundo falam italiano, que é um dos idiomas oficiais da União Europeia. Desde 2007, o Brasil e a Itália têm um acordo bilateral de parceria estratégica, Graças a esse acordo, as duas nações cooperam em áreas como cultura, desenvolvimento energético e pesquisas espaciais.

A Itália país está entre os principais compradores de produtos brasileiros e atualmente existem cerca de 900 empresas italianas instaladas no Brasil que ofertam vagas com o requisito de fluência no idioma.

Mandarim

O mandarim, idioma falado na China, também tem a fama de ser difícil, mas vale lembrar que a China é uma das maiores potências econômicas do mundo e sua economia influencia o mercado de inúmeros países, então talvez seja uma boa saber falar a língua desse país. Ainda que o inglês seja muito usado nas negociações com chineses, ter fluência no mandarim pode te destacar no mercado e alavancar a sua carreira.

Árabe

O árabe não é um idioma muito procurado por estudantes brasileiros, mas ainda assim está presente na lista dos mais cobrados nas vagas de emprego disponibilizados pela Catho. Além de ser falada em 57 países, a língua árabe também é uma das oficiais da ONU, de 5 países membros dos 12 presentes na Opep, da Liga dos Estados Árabes e uma das língua de trabalho da União Africana. Aprender o idioma pode ser útil para carreiras que integram variados setores da economia mundial e pode ser uma boa opção para incrementar o seu currículo.

As opções de aprendizado são muitas, basta você determinar qual caminho deseja seguir no mercado e qual idioma será fundamental para se destacar da concorrência. Já sabe qual língua nova quer aprender? Conta pra gente e não se esqueça de compartilhar este texto e mostrar para seus colegas quais idiomas são fundamentais para se dar bem na carreira.

E aí, curtiu o artigo? Ficamos muito felizes por você ter lido e agora que chegou aqui vamos te dar um presente: 50% de desconto na carteirinha de estudante!
Use o cupom de desconto textosportal no seu pedido para comprar a física AQUI ou a digital AQUI

Voltar para o Blog