Como nao surtar no tcc capa 01

Como não surtar fazendo o seu TCC

Se você está lendo isto, provavelmente já atingiu o nível máximo de desespero com o seu Trabalho de Conclusão de Curso. Faltam algumas semanas para entregar e você ainda não terminou? Está ansioso para a banca? Calma! Vamos te dar algumas dicas de como sobreviver ao TCC.

07 de Maio

Compartilhar

Aposto que você já leu todas as dicas possíveis sobre como fazer sua monografia ou projeto com tranquilidade: escolha um tema que você ame, reúna material com antecedência, estude as regras da ABNT, leia toda a bibliografia a respeito, organize a estrutura do trabalho e faça um pouquinho todo dia. Esta é a teoria. Na prática, as coisas não funcionam tão bem assim. Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe disso.

Antes de qualquer coisa, vamos tirar um peso dos ombros: o TCC é um trabalho de conclusão de graduação, e neste ponto, ninguém espera que você seja capaz de formular teorias e descobrir novas técnicas. O seu TCC ou monografia deve demonstrar sua capacidade de análise, conhecimento adquirido durante o curso e deve abordar um tema relevante da sua área de atuação com o qual você possa contribuir a partir das informações coletadas. Relaxe, seus professores não estão esperando uma tese de mestrado. Faça o melhor que puder, mas não transforme seu trabalho em um bicho de sete cabeças.

"Citação: fazer menção ou referência a algo" (AURELIO, 2017)

Você vai descobrir que fazer corretamente citações é uma das regras mais úteis da ABNT. Uma monografia é a composição de diferentes teses e contribuições sobre determinado tema, então, é muito provável que você sinta que não fez nada além de uma grande colagem de pensamentos alheios. É assim mesmo. Não economize nas citações, e em hipótese alguma deixe de dar os devidos créditos ao autor, pois isso pode anular todo o seu trabalho sob a justificativa de plágio.

Quebrando a banca

Grande parte da ansiedade em entregar o TCC vem do momento da banca. Não vale a pena sofrer por antecipação por 15 minutos de apresentação. Lembre-se: você fez o trabalho, então, ninguém poderia dominar o assunto mais do que você. Releia o que escreveu, certifique-se de que você sabe explicar bem todos os pontos principais e encare as perguntas dos avaliadores como oportunidades de desenvolver sua linha de raciocínio e aprofundar o assunto, e não como um desafio ou crítica pessoal.

Não subestime o poder da preparação. Se for usar recursos como o Power Point, planeje bem o que vai ser destacado na apresentação e construa os tópicos de acordo com a sua fala, não o contrário. Deste modo, os seus slides serão apenas uma referência para você e para quem está te assistindo, e sua fala será mais fluida e natural. Pratique em frente ao espelho, apresente seu trabalho para seus amigos e familiares e se nada disso ajudar, tome um chá de camomila no dia para acalmar os nervos.

Método Jack Bauer

Para aqueles que deixam sempre para a última hora e vivem a vida no estilo Jack Bauer, aqui vai o método mais eficiente para terminar seu trabalho em 24 horas:

  1. Escolha um lugar tranquilo, com uma mesa e cadeira confortável
  2. Aqueça um litro de água
  3. Coloque 3 colheres de pó de café em um coador
  4. Despeje a água no coador em movimentos circulares
  5. Quando o café estiver coado, adoce a gosto
  6. Beba o seu café e termine o trabalho (estaremos torcendo por você)

Aqui vai o último segredo: você vai tirar de letra! Confie em você, respire fundo e você verá que não é tão difícil quanto parece.

Já passou por isso? Conta pra gente como foi sua experiência com o TCC!

 


 

Voltar para o Blog