1 como entender direito capa

Saiba como entender o básico sobre Direito sem precisar fazer um curso superior

Dicas para você não ser passado para trás na hora de assinar um contrato ou assistir aos noticiários de conteúdo jurídico.

05 de Fevereiro, 15:53

Compartilhar

Não é preciso cursar Direito para saber que entender certos conceitos jurídicos é essencial para compreendermos o mundo à nossa volta. Basta ler ou assistir ao noticiário para nos depararmos com diversos acontecimentos importantes que estão ligados a decisões judiciais, como sentenças penais, deportações, casos de corrupção e reformas nas leis. Mesmo em nossas vidas privadas, o Direito aparece regendo questões da vida familiar, como divórcios, e contratos, como o que você vai assinar ao aceitar um emprego, além de apresentar definições para aspectos que sustentam a vida em sociedade, como Moral e Justiça.

A relevância da matéria é indiscutível, mas a grande questão é: como entender Direito mesmo não sendo especialista na área? Aqui vão algumas dicas de onde encontrar conteúdo jurídico de qualidade e fácil acesso.

No Youtube

Se você está estudando para concurso, é estudante de Direito ou apenas quer saber mais sobre o assunto, a TV Justiça disponibiliza dois canais com aulas gratuitas sobre diversos temas jurídicos: o Saber Direito e o Artigo 5°.

O STF e o STJ também têm canais no Youtube. Os vídeos são uma ótima opção para quem busca um método de aprendizado alternativo à leitura.

Blogs e sites

Além dos sites do Planalto, STF e STJ, onde você vai encontrar as últimas notícias, leis e normas, publicações, processos e outros conteúdos, existem outros sites e blogs conhecidos e respeitados por qualquer estudante de Direito, entre eles o ConJur, o Jus Navigandi e o Âmbito Jurídico.  Cada um deles disponibiliza uma vasta gama de serviços e conteúdo: publicam artigos de opinião, vendem livros, conectam advogados a clientes e oferecem material didático para concursos públicos.

Consultor Jurídico (https://www.conjur.com.br/)

Jus Navigandi (https://jus.com.br/)

Âmbito Jurídico (http://www.ambito-juridico.com.br/site/)

Ao pé da letra

Uma das maiores dificuldades em entender Direito vem da linguagem, por vezes muito técnica. Não deixe isso te desanimar! Pesquise os termos que você não conhece nestes dicionários jurídicos online.

Nos momentos de lazer

Até nas horas de descanso é possível ter contato com o universo jurídico através destas séries que são sucesso no Netflix.

How to Get Away With Murder, Suits, Making a Murderer e Law and Order são queridinhas do público e dignas de maratona. As séries mostram o dia a dia em escritórios de advocacia renomados, casos escandalosos e crimes a serem resolvidos. Depois de assistir, você vai se inspirar nos personagens e querer ser o próximo Harvey Specter ou a próxima Annalise Keating!

De olho no noticiário

Pode parecer irônico, mas a melhor forma de entender qualquer noticiário, como sugere o título do artigo, é lendo as notícias! Além de se manter atualizado e saber comentar qualquer assunto em uma roda de amigos, acompanhar regularmente os jornais, revistas outros meios de comunicação online e off-line, te ajuda a se familiarizar com termos jurídicos que aparecem regularmente nas manchetes e a compreendê-los, já que a maioria dos artigos de jornal explicam os termos e analisam as possíveis repercussões dos fatos, auxiliando o leitor a enxergar o panorama completo.

Você é da área e tem alguma dica a acrescentar? Nos deixe um comentário!

 

Voltar para o Blog